(51) 3214-8661
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Demais dias e horários: (51) 3214-8000
Home / Semana 34


Mudanças no feto: seus pulmões continuam amadurecendo

 

Neste momento, os pulmões do feto praticamente terminaram seu processo de maturação. Porém, em alguns casos, a produção de surfactante pulmonar não é suficiente para garantir um bom funcionamento dos pulmões.

Portanto, em caso de ameaça de parto prematuro ou de necessidade de término da gravidez por qualquer motivo, deve-se administrar corticoides para diminuir o risco de problemas respiratórios.

 A partir deste momento, se o parto ocorrer, as chances de sobrevivência são de quase 100%.

O feto está cada vez mais parecido com um bebê: a pele está menos enrugada devido ao acúmulo de gordura e muitos já têm “bochechas”.

Frequentemente, a mãe pode sentir movimentos rápidos e rítmicos que duram alguns minutos e correspondem a fases de soluços. Além disso, o feto começa a reconhecer seus membros e, às vezes, pode chupar o dedo.

 

 


 

IMAGENS

O que acontece na 34ª semana de gravidez



Os órgãos abdominais se deslocam

Neste momento, o útero já cresceu muito e chega a cerca de 30 cm acima do púbis, de modo que todos os órgãos abdominais se movem para cima, causando desconforto à gestante e dificultando a sua respiração, que fica mais rápida, curta e superficial. Além disso, o estiramento da pele pode causar coceira e estrias, especialmente se a pele não for adequadamente hidratada. O melhor remédio é a prevenção com cremes específicos à base de rosa mosqueta aplicados regularmente.

Devido ao aumento do útero e à pressão na pelve, muitos dos sintomas relacionados podem piorar neste momento. É o caso de mulheres grávidas com edema e tendência à formação de varizes nas pernas e na vulva. Para reduzir os desconfortos, aconselha-se fazer todos os dias exercícios para melhorar a circulação dos membros inferiores, como nadar ou caminhar ao menos uma hora por dia. Desconfortos relacionados ao aparelho digestivo também são frequentes na reta final, assim como a necessidade de urinar com mais frequência e o aumento do fluxo.

 

 


 

Os exames do terceiro trimestre

Se você ainda não fez, é hora de agendar o ultrassom do terceiro trimestre, em que se quantifica o líquido amniótico do feto, revisa-se a sua morfologia e se estima seu peso por medidas da cabeça, do abdômen e do fêmur.

A esta altura da gravidez, você já deve ter iniciado as aulas de preparação para o parto. Além de ficar sabendo de todo o processo do parto e o que levar para o hospital, você pode ter aulas de sofrologia. Essas aulas são muito úteis para melhorar a comunicação e o vínculo da grávida com o bebê, assim como para conhecer diferentes partes do corpo e melhorar o desconforto da gravidez. Além disso, você também receberá conselhos sobre cuidados com o bebê e lactância.

Se você ainda não se vacinou contra a coqueluche, este é um bom momento para isso, já que o nível de anticorpos maternos é mais alto quando a vacinação é recente, e a passagem pela placenta e pelo cordão umbilical tem seu pico entre as semanas 38 e 41.

 

No ultrassom do terceiro trimestre, quantifica-se o líquido amniótico do feto, revisa-se a sua morfologia e seu peso é estimado por medidas da cabeça, do abdômen e do fêmur.
 
Conteúdo cedido por inatal.org e revisado pela equipe do Instituto Materno-Fetal Celso Rigo.