(51) 3214-8661
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Demais dias e horários: (51) 3214-8000
Home / Semana 33


Mudanças no feto: cada vez menos espaço para movimentar-se

 

Neste momento da gravidez, o feto costumar estar em posição cefálica, isto é, com a cabeça para baixo, preparado para o momento do parto.

Embora haja cada vez menos espaço para se mover, ainda consegue girar espontaneamente. Isso acontece principalmente em bebês que estão na posição pélvica, ou seja, com a cabeça na parte superior do útero. No caso de o bebê estar "sentado", existem alguns exercícios que podem ajudá-lo a virar-se espontaneamente.

Ao longo destas últimas semanas de gestação, o cérebro do feto continuou seu processo de maturação graças ao aumento do número de neurônios, as células que constituem nosso cérebro, e das conexões que são criadas entre eles. O surgimento dessas conexões é um processo fundamental na formação e na maturação do cérebro e ocorre desde os estágios bem iniciais; no entanto, sua atividade máxima se dá no final da gestação e nos primeiros estágios da infância.

Neste momento, o cérebro já começa a apresentar algumas de suas funções. Graças a estudos em prematuros, sabemos que o feto já tem períodos de sono e vigília como qualquer recém-nascido. Além disso, graças ao ultrassom, podem ser identificados os Movimentos Oculares Rápidos (MOR), que ocorrem em alguns estágios do sono e que refletem o fato de que o feto apresenta períodos nos quais “sonha” dentro do útero.


IMAGENS

O que acontece na 33ª semana de gravidez


Sintomas: a cirática - a dor lombar se intensifica

 

A dor lombar neste período da gravidez também pode intensificar-se e até mesmo irradiar-se para nádegas, coxas e pernas; é chamada de ciática e produzida pela compressão do nervo ciático em função de a lordose, ou curva lombar, acentuar-se pela mudança do centro de gravidade. Este sintoma é relativamente frequente e pode evitar-se com a prática de exercício regular e/ou ioga. Quando a dor surge, podemos aliviá-la com calor local ou paracetamol.

Também é possível que comecem a surgir sintomas digestivos que ainda não tinham aparecido, como azia, gases e outros desconfortos abdominais. É importante comer em pequenas quantidades, diminuindo os alimentos que retardam o esvaziamento gástrico, como bebidas carbonatadas (com gás, principalmente à base de cola), café, chá, chocolate e alimentos ou preparações gordurosas (frituras, ensopados ​​ou refogados​​ gordurosos).

 


 

Exames: avaliação da anemia

 

Entre as semanas 33 e 37, devem ser realizados os exames do terceiro trimestre, que incluem um hemograma para avaliar a anemia, a sorologia para toxoplasmose se a gestante não estiver imunizada e um teste de coagulação para administração de analgesia peridural se a gestante a desejar.

Caso seja detectada anemia, algo muito comum nesta fase da gravidez, será iniciado o tratamento com ferro para tentar chegar aos valores normais de hemoglobina para o momento do parto.

 

É o momento de realizar os exames do terceiro trimestre, em que se realiza outro hemograma, a sorologia de toxoplasmose e um teste de coagulação.
 
 
 
Conteúdo cedido por inatal.org e revisado pela equipe do Instituto Materno-Fetal Celso Rigo.