Neste momento, a aparência do feto é muito similar à que terá ao nascer, apenas um pouco menor.
A maioria dos fetos já têm cabelo nesta fase, embora alguns tenham apenas uma fina penugem. Da mesma forma, as unhas foram crescendo lentamente desde o momento de sua formação e, neste momento, já estão nas pontas dos dedos. Por isso, é normal ter que cortá-las logo após o nascimento para evitar que os bebês se arranhem ao tocar no rosto.
Os movimentos fetais permitem que a mãe saiba qual é a posição do feto: as extremidades são sentidas como movimentos enérgicos e rápidos, e o tronco e as nádegas como movimentos mais firmes.
Ao longo desta semana, o feto está terminando o processo de maturação na maioria dos órgãos, o que lhe permitiria uma melhor adaptação caso nascesse nesta época. A partir deste momento, se o parto tiver que ser realizado, as chances de sobrevivência são muito altas — mais de 90%. De qualquer forma, no caso de haver ameaça de parto prematuro, deve-se administrar medicamentos para interromper as contrações.
Além disso, como o processo de maturação dos pulmões ainda não está completo devido à produção insuficiente de surfactante pulmonar, é preciso administrar corticoides para ajudar a completar esse processo e reduzir os problemas respiratórios caso o bebê nasça.
Sintomas: as incômodas hemorroidasNeste momento da gravidez, é muito comum que surjam hemorroidas, isto é, uma dilatação das veias do reto. Esta dilatação ocorre por diversas razões. A primeira se deve à diminuição do retorno venoso da parte inferior do corpo devido à pressão exercida pelo útero sobre as veias dessa região junto à dilatação dos vasos que ocorre principalmente no final da gestação. Além disso, a prisão de ventre, sintoma muito comum na gravidez, também estimula o surgimento de hemorroidas ao exigir um aumento muito grande da pressão dentro da barriga para que a evacuação seja possível. Por isso, é muito importante prevenir a prisão de ventre com medidas muito simples. Os sintomas mais comuns que as hemorroidas produzem são coceira e ardência na região anal, que podem ser resolvidos com algumas pomadas indicadas pelo médico. Caso as hemorroidas sejam dolorosas ou apareça sangramento após a ida ao banheiro, é importante consultar o médico, pois pode haver áreas de trombose ou lesões nas mucosas que exijam a consulta a um especialista |
Este é um bom momento para iniciar a preparação do períneo para o momento do parto.
Alguns estudos demonstram que a realização de massagens no períneo diminui a taxa das episiotomias e/ou lacerações nos partos vaginais não complicados. Essas massagens devem ser realizadas diariamente, com óleo de rosa mosqueta aplicado com uma pressão leve, mas constante, na parte inferior da vulva, no que é chamado de comissura posterior. Com isso, é possível conseguir maior elasticidade de todos os tecidos para que se dilatem sem problemas na hora do parto e facilitem a saída da cabeça.
A esta altura da gravidez, você já deve ter iniciado as aulas de preparação para o parto. O objetivo dessas aulas é, em primeiro lugar, conhecer todo o processo do parto, o que pode reduzir a ansiedade e o medo do desconhecido. Nessas aulas, você é informada sobre o que deve levar para o hospital, assim como quais são os sintomas que devem fazer você ir ao hospital.
Nas aulas de preparação para o parto, são realizados exercícios de relaxamento, de respiração, de empurrões expulsivos e são oferecidas informações sobre gravidez, parto, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. |