(51) 3214-8661
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Demais dias e horários: (51) 3214-8000
Home / Exames Avançados

Exames avançados

O Instituto Materno Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre possui uma estrutura tecnológica de ponta para a realização de exames avançados. Confira abaixo.

Ecografia fetal precoce

O que é? É um exame de laboratório feito com amostra de sangue materno para determinação do sexto fetal. Pode ser realizado a partir de 8 semanas de gestação e o resultado pode ser obtido em até 5 dias úteis.

Para que serve? Está indicado em casos de suspeita de malformações fetais (detectadas em outros exames) em que é necessário definir a presença ou ausência de cardiopatias precocemente para orientar o manejo da paciente.

Como é feito? Quando realizado em torno das 14 semanas, é por via vaginal, em conjunto pelo médico e pelo cardiologista fetal. Após as 16 semanas é realizado por via abdominal pelo cardiologista fetal.

Obs.: mesmo quando realizado em fases precoces da gestação, o exame ecocardiográfico deverá ser repetido na época habitual (entre 22 e 28 semanas de gestação).

Neurossonografia fetal

O que é? É uma ecografia altamente especializada e dirigida para avaliação do sistema nervoso central do feto. É indicada preferencialmente entre 28 a 32 semanas de gestação.

Para que serve? Serve para detectar e diagnosticar com maior precisão as malformações do sistema nervoso central do feto, em pacientes com risco aumentado ou com alterações detectadas em ecografias de rotina.

Como é feita? É uma ecografia realizada por via abdominal e transvaginal, por especialista em medicina fetal com formação em neurossonografia.

Ressonância magnética fetal

O que é? É um exame de imagem de alta precisão que pode contribuir no detalhamento das imagens do corpo do feto e da placenta ou útero. Funciona com ímã e não possui radiação. Portanto, os riscos para a gestação são mínimos.

Para que serve? A ressonância magnética fetal serve para complementar a avaliação ecográfica feita por especialista em Medicina Fetal, principalmente na avaliação de algumas malformações fetais e de algumas anomalias da placenta (como acretismo placentário).

Como é feita? A gestante é posicionada dentro de um aparelho de ressonância, onde deverá permanecer idealmente imóvel durante todo o procedimento, que pode demorar em torno de 30 minutos, dependendo da indicação.

Amniocentese

O que é? É um exame realizado para coleta de líquido amniótico durante a gestação, após 16 semanas de gestação.

Para que serve? Serve para diferentes estudos do líquido amniótico, dependendo do motivo pelo qual a amniocentese é realizada. Em geral é feita para estudo genético, molecular ou microbiológico (de infecções).

Como é feita? É um procedimento guiado por ecografia que consiste na inserção de uma agulha na parede do abdome, parede do útero e bolsa de líquido amniótico para coleta de uma amostra desse líquido (amniótico) que está em torno do feto. É realizado por especialista em Medicina Fetal.

Biópsia de Vilo Corial

O que é? É um exame realizado para coleta de uma pequena amostra da placenta (vilo corial), entre 11 e 14 semanas de gestação.

Para que serve? Serve para diferentes estudos da amostra de placenta, dependendo do motivo pelo qual a biopsia de vilo corial é realizada. Em geral é feita para estudo genético, molecular ou microbiológico (de infecções).

Como é feita? É um procedimento guiado por ecografia, normalmente realizado via vaginal, que consiste na inserção de uma pequena pinça de biopsia através do colo uterino, após colocação de um espéculo vaginal. Também pode ser realizada por meio de punção do abdome com agulha. É realizada por especialista em Medicina Fetal.

DNA fetal no sangue materno/NIPT (teste pré-natal não invasivo)

O que é? O teste pré-natal não invasivo - NIPT é um exame de laboratório feito com amostra de sangue materno para cálculo de risco das principais aneuploidias (alterações genéticas).

Para que serve? Serve para conhecer se a mulher tem alto ou baixo risco de ter alguma síndrome relacionada com os 5 principais pares de cromossomos (exame básico), sendo elas síndrome de Down (trissomia 21), de Edwards (trissomia 18), de Patau (trissomia 13), de Turner (monossomia do X) ou de Klinefelter (XXY). No exame ampliado são verificados também os riscos de algumas microdeleções.

Como é feito? É feito com a obtenção de amostra de sangue da mãe.

Sexagem fetal no sangue materno

O que é? É um exame de laboratório feito com amostra de sangue materno para determinação do sexo fetal. Pode ser realizado a partir de 8 semanas de gestação.

Para que serve? Serve para conhecer o sexo fetal, principalmente antes de que ele possa ser detectado com segurança por ecografia.

Como é feito? É feito com a obtenção de amostra de sangue da mãe.

Determinação do fator Rh fetal no sangue materno

O que é? É um exame de laboratório feito com amostra de sangue materno para determinação do fator Rh do sangue fetal.

Para que serve? É útil em gestantes com fator Rh negativo, quando o pai do bebê tem fator Rh positivo. Nestes casos pode ser importante determinar qual o fator Rh do feto, devido ao risco de isoimunizacão Rh (uma doença que pode causar anemia no feto).

Como é feito? É feito com a obtenção de amostra de sangue da mãe

Exame de maturidade pulmonar fetal -Teste Quantus FLUNG

O que é? É um exame ecográfico para avaliação da maturidade pulmonar, geralmente realizado no terceiro trimestre da gestação, antes de 9 meses, em pacientes com risco de parto prematuro (antes do tempo).

Para que serve? Serve para conhecer se há um risco aumentado de desconforto respiratório para o recém-nascido.

Como é feito? É um exame ecográfico realizado por especialista em Medicina Fetal que consiste em obter imagens ecográficas que são enviadas a um software para análise da maturidade pulmonar e para avaliação do risco de desconforto respiratório.

Exame de biomarcadores para pré-eclâmpsia

O que é? O exame biomarcadores para pré-eclâmpsia (fatores angiogênicos ou relação sFlt-1/PIGF) é feito com amostra de sangue materno, após 20 semanas de gestação.

Para que serve? Serve para determinação da relação entre fatores angiogênicos (PlGF) e antiangiogênicos (sFlt-1) presentes na placenta e circulantes no sangue da mãe para diagnóstico e acompanhamento de pré-eclâmpsia.

Como é feito? É feito com a obtenção de amostra de sangue da mãe.

Teste de ruptura prematura de membranas - Amnisure

O que é? É um exame rápido e não invasivo para detecção de proteínas do líquido amniótico na secreção cérvico-vaginal.

Para que serve? Serve para diagnóstico mais preciso de bolsa rota.

Como é feito? É um teste em fita (semelhante a testes de gravidez) realizado com secreção cérvico-vaginal. Para isso é obtida uma amostra da secreção da vagina com cotonete.