(51) 3214-8661
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Demais dias e horários: (51) 3214-8000
Home / Semana 29


Mudanças no feto: os aparelhos gigestivo e respiratório continuam em desenvolvimento 

Nesta semana, começa o terceiro e último trimestre da gravidez.

O feto já tem sobrancelhas, cílios e o cabelo começa a crescer, tornando-se visível no ultrassom em alguns casos. Neste momento, o feto já começa a abrir e fechar os olhos, que já são sensíveis à presença de luz. No entanto, ainda não é capaz de ver, pois, devido à ausência de luz dentro do útero, a visão é o único sentido que não conseguirá experimentar até que tenha nascido.

Neste momento, os ossos estão completamente desenvolvidos e têm sua forma bem definida, mas permanecem moles e flexíveis, já que o processo de ossificação, que é o que lhes dá sua rigidez, ainda está ocorrendo.

pele começa a ficar rosada e lisa e está coberta pelo vérnix (uma substância esbranquiçada com função protetora), que continua aumentando. Neste momento, o diâmetro da cabeça ainda é maior do que o do abdômen, razão pela qual os bebês prematuros tendem a ter uma cabeça desproporcional em relação ao resto do corpo.

A partir deste momento, essa desproporção entre abdômen e cabeça começa a se reverter lentamente até a semana 35, quando o diâmetro do abdômen é maior que o da cabeça.

sistema nervoso central continua seu processo de maturação e, neste momento, a superfície do cérebro já apresenta a maior parte dos sulcos principais.

No aparelho respiratório, os alvéolos criados em estágios anteriores continuam seu processo de desenvolvimento, aumentando a superfície de contato com os capilares e, portanto, a capacidade do pulmão de trocar oxigênio.

Durante este período, os testículos continuam descendo do abdômen até a bolsa escrotal.


IMAGENS

O que acontece na 29ª semana de gravidez


Aumento de peso

O ganho de peso no terceiro trimestre é geralmente superior a 5 kg, o que representa um aumento de meio quilo por semana. Por esse motivo, a gestante pode sentir-se com os movimentos mais desajeitados do que o normal e também perceber que se cansa mais rápido do que antes.

Esta é a reta final da gravidez, portanto, se você se sentir um pouco mais cansada do que de costume, o ideal é levar uma vida mais tranquila, reduzindo, na medida do possível, o nível de atividade diária (trabalho, afazeres domésticos, exercícios...).

Deve evitar esforços excessivos, fazendo pausas frequentes tanto se tiver que ficar sentada por muito tempo (é bom se levantar de hora em hora por cerca de 5 minutos para esticar as pernas) quanto se ficar em pé por um longo período (é aconselhável sentar-se e descansar com as pernas para cima periodicamente).

O aumento de volume que ocorre tanto com o ganho de peso quanto com a retenção de líquidos pode causar o surgimento de estrias na pele, principalmente no abdômen, nas coxas, nos quadris e nos seios. É muito importante preveni-las, pois, uma vez estabelecidas, é muito difícil livrar-se delas. Para isso, é conveniente manter a pele bem hidratada com cremes especificamente antiestrias, de forma a mantê-la flexível, estimulando o crescimento do tecido conjuntivo.

 


 

Exames: um batimento constante

 

Neste período da gravidez, na ausência de complicações, as consultas são feitas a cada 2-3 semanas. Durante as consultas com o médico ou com a enfermeira, serão ouvidos novamente os batimentos cardíacos do feto, cuja frequência cardíaca varia entre 120 e 160 batimentos por minuto.

Caso a gestante apresente aumento do  inchaço dos pés, da  face  ou dor de cabeça persistente,  é importante consultar seu médico para descartar a presença de complicações.

Mulheres grávidas com fator Rh negativo receberão a injeção de imunoglobulina anti-D, se ainda não a receberam, para prevenir anemia e  icterícia do feto no nascimento.

 
 
Conteúdo cedido por inatal.org e revisado pela equipe do Instituto Materno-Fetal Celso Rigo.