A partir desta semana, as pálpebras do feto começam a abrir e fechar e já têm cílios.
Por outro lado, a cor dos olhos, embora já esteja determinada geneticamente desde o início, só será definida algum tempo após o nascimento, já que certos pigmentos precisam de luz para concluir sua formação.
Neste período da gravidez, a audição é o sentido mais desenvolvido, pois as ondas sonoras viajam pelo líquido amniótico, chegando ao feto, que passa a ouvir os primeiros sons, principalmente os mais próximos, ou seja, os que vêm do corpo da mãe.
Nesta semana, o feto está muito ativo e já pode estar posicionado com a cabeça ou as nádegas para baixo, mas isso não significa que ficará assim até o parto, pois ainda é pequeno e tem espaço suficiente para se mover e trocar de posição várias vezes durante o dia.
O estômago é comprimido pelo útero A gravidez já é evidente e, por isso, a gestante deve usar roupas largas. É comum apresentar refluxo ou azia devido à diminuição da pressão gastrointestinal causada pelo aumento de progesterona e pela compressão do útero no estômago. Também são frequentes os gases, tanto pela diminuição do movimento das alças intestinais como pela compressão do útero no intestino, razão pela qual se recomenda evitar bebidas gasosas, descansar após cada refeição em posição semissentada e comer pela última vez duas horas antes de deitar-se. |
Entre as semanas 24 e 28, é o momento de fazer os exames do segundo trimestre; assim, é preciso agendá-los. Entre esse exames, além de um hemograma para avaliar se há anemia (muito comum a partir do segundo trimestre da gravidez), a sorologia de toxoplasmose é solicitada caso tenha sido negativa no primeiro trimestre, e o teste de tolerância oral a glicose é realizado para detectar grávidas com diabetes durante a gestação.
Embora não seja indicado fazer nenhum ultrassom nesta semana a não ser que haja alguma preocupação por parte do seu médico em relação ao crescimento fetal ou alterações próprias do desenvolvimento, caso o faça, além de ver o bebê chutar, também será possível vê-lo bocejar, rir e mostrar a língua. O coração bate muito rápido, entre 120 e 160 batimentos por minuto.
Ainda é hora de fazer os exames do segundo trimestre, nos quais se avalia se há anemia ou alguma infecção. |