O pigmento que dá cor à pele começa a ser depositado. Neste momento, essa pele é fina e tem muitas rugas, que, aos poucos, vão alisando-se. Assim, o bebê nascerá com alguma pigmentação na pele, mas só adquirirá sua cor definitiva depois do primeiro ano de vida. No entanto, a íris ainda não está pigmentada. Portanto, ainda não se sabe de que cor serão os olhos do futuro bebê.
Os ossos continuam sua transformação progressivamente, deixando de ser cartilagem. Trata-se de um processo de calcificação que começa no centro do osso e progride até as extremidades, continuando depois de o bebê nascer. Na verdade, continuará por vários anos.
Hidratação, o truque antiestrias Nesta semana, os movimentos do feto são percebidos diariamente, embora seja possível que as outras pessoas ainda não os percebam colocando a mão sobre o abdômen da grávida. Também é possível que a gestante sinta coceira na pele dessa área devido à tensão que ocorre pelo crescimento da barriga; é importante hidratar a região com cremes para diminuir os incômodos e o surgimento de estrias. Embora não seja tão evidente, a pressão arterial subiu nesta semana para voltar aos valores anteriores à gravidez. Além disso, o útero pressiona as veias que devolvem sangue das pernas para o coração. Isso pode causar inchaço nas pernas. Para melhorar a circulação sanguínea, recomenda-se que a grávida durma deitada sobre o lado esquerdo e que também descanse com as pernas levantadas. Suas gengivas também podem ficar mais sensíveis. Frequentemente, sangram quando a grávida escova os dentes. A higiene bucal é fundamental durante a gravidez, pois, neste período, os dentes e as gengivas ficam mais sensíveis e as patologias bucodentais podem ocorrer com mais facilidade. Também é frequente que, devido ao aumento de peso, apareça dor nas costas. Exercícios como ioga e natação podem oferecer alguma melhora. |
Não há nenhum exame específico nesta semana. Porém, se a gestante decide fazer um ultrassom ou o ginecologista o realiza na consulta, verá que, devido ao crescimento das últimas semanas, não é possível visualizar o feto inteiro, apenas em partes.